No que cremos

Cremos nos dogmas históricos do Cristianismo expressos nos credos dos Apóstolos, de Niceia, de Atanásio e de Calcedônia.

Cremos na Santíssima Trindade, nas duas naturezas do Redentor, sua morte e ressurreição pelos nossos pecados, na inspiração, inerrância e infalibilidade das Escrituras, na preservação da Igreja ao longo dos séculos e na nossa ressurreição final. 

Nossa história

Os batistas surgiram com a Reforma Protestante do século XVI e suas repercussões no século seguinte. Mais precisamente, as primeiras igrejas batistas surgiram na Inglaterra no século XVII.

Desde o início, algumas características fundamentais uniram as igrejas batistas: em primeiro lugar, batistas são ortodoxos, no sentido de crerem nos dogmas históricos do Cristianismo, como a Trindade e as Duas Naturezas de Cristo. Batistas também são evangélicos, no sentido de se identificarem com as doutrinas enfatizadas na Reforma Protestante, especialmente a salvação pela graça, através da fé. Em terceiro lugar, batistas sempre creram que a igreja deve ser composta somente daqueles que voluntariamente se apresentam para o batismo.

Desde cedo, as igrejas batistas se dividiram em gerais — aquelas que não abraçam completamente as chamadas Doutrinas da Graça — e particulares — aquelas que se identificam como calvinistas ou reformadas. 

Da Inglaterra, os batistas se espalharam para muitos países, principalmente os Estados Unidos da América. Foi de lá que veio a maioria dos missionários que primeiro estabeleceram igrejas batistas no Brasil, a partir do final do século XIX. 

Setembro de 1952
Chegada da família McCartney
O casal de americanos Byron e Helen Ruth McCartney chegam ao Brasil, como missionários da Baptist Bible Fellowship International. Eles ajudaram a fundar diversas igrejas em nosso país. Embora os McCartney não fossem reformados ou calvinistas, eles eram cristãos conservadores, compromissados com a Grande Comissão.
Setembro de 1952
19 de novembro de 1968
Fundação da PIBBRJ
Fundação da Primeira Igreja Batista Bíblica do Rio de Janeiro pelos McCartney.
19 de novembro de 1968
1983
Falecimento de Byron
Falecimento do Pr. Byron nesse ano. A irmã Ruth, no entanto, seguiu trabalhando no Brasil.
1983
1994
Aposentadoria da irmã Ruth
Foram 42 anos de fidelidade no serviço ao Senhor, aqui no Brasil.
1994
28 de janeiro de 1995
Pr. Mauricio Andrade
Mauricio Andrade assume o pastorado da PIBBRJ em 28 de janeiro de 1995. Embora nossa igreja sempre tenha sido teologicamente conservadora, foi a partir daí que assumimos mais claramente uma identidade reformada.
28 de janeiro de 1995
Dias atuais
Da Tijuca para o mundo
Muitas pessoas queridas já passaram pela PIBBRJ. Hoje temos ex-membros e amigos espalhados por várias partes do Brasil, além de outros países e continentes. Isto reflete nosso compromisso de sermos uma igreja missionária, abençoando as nações.
Dias atuais

Ruth e Byron McCartney

Família McCartney

Encontro de Marcia e Ruth McCartney (esquerda) com Rosane e Pr. Mauricio Andrade (direita), em 2010

Há mais de 50 anos pregando o evangelho!

O que esperar

Sermão Expositivo

Os sermões em nossa igreja são geralmente expositivos, sempre fortemente amparados na Bíblia como Palavra de Deus e centrados em Cristo. Muitas vezes é possível notar nossas ênfases doutrinárias nos sermões, mas este não é nosso objetivo fundamental. Queremos principalmente que a Palavra de Deus seja tornada viva para os que ouvem.

Louvor Congregacional

As músicas que cantamos são uma mistura de antigos hinos e canções contemporâneas. Nosso critério é que as músicas tenham letras que reflitam o ensino das Escrituras e que assim nos edifiquem. Somos músicos amadores, e preferimos o canto congregacional em uníssono a performances individuais, pois acreditamos que ao cantarmos juntos estamos como igreja oferecendo nosso louvor a Deus.

Orações

Reservamos um bom espaço dos nossos cultos públicos às orações da congregação. Os pedidos são diversos e a maioria deles varia de semana a semana. Mas constantemente oramos pela igreja perseguida e pelos povos ainda não alcançados pelo evangelho. Além disso, oramos com frequência pelos missionários com quem temos parceria e pelas famílias de nossa igreja.

Diversidade

Nossa igreja é frequentada por pessoas de faixas etárias, profissões e até nacionalidades variadas. Temos muitas famílias com filhos entre nós e também pessoas que frequentam nossa igreja individualmente. Somos unidos menos por nossas afinidades e mais pelo pacto em comum que temos com Deus através de Jesus Cristo e selado pelo Espírito Santo.

Hospitalidade

Somos uma igreja relativamente pequena, com 50 a 70 pessoas em cada reunião. Temos o desejo e o compromisso de receber bem os nossos visitantes. Após o culto da noite, você é o nosso convidado para um lanchinho que fazemos no nosso salão!

Simplicidade

Como cristãos reformados, nós rejeitemos uma distinção superficial entre o sagrado e o profano. Deus santifica todo tipo de coisas. Por causa disso, nossos cultos são bastante simples. Isto se reflete no formato das nossas mensagens, nas nossas orações, nas músicas que cantamos e até na maneira como nos vestimos. Dizemos estas coisas porque queremos que você se sinta confortável em nosso meio.

Liderança

Pr. Mauricio Andrade

Mauricio Andrade é o pastor da nossa igreja desde 28 de janeiro de 1995. Ele se formou no Seminário Teológico Betel e foi consagrado ao ministério em 17 de agosto de 1985. No Ministério Fiel, atua como conselheiro e tutor no Curso Fiel de Liderança.

Mauricio é casado com Rosane desde 1981. Eles têm duas filhas e cinco netos.