A Confissão de Fé Batista de 1689
Capítulo 1 — Sobre as Sagradas Escrituras
- A Sagrada Escritura é a única, suficiente, correta e infalível regra de todo conhecimento, fé e obediência salvíficos,1 embora a luz da natureza e as obras da criação e da providência manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, a ponto de tornar os homens indesculpáveis; ainda assim, não são suficientes para oferecer aquele conhecimento de Deus e de Sua vontade, que é necessário para a salvação.2 Portanto aprouve ao Senhor, em diversas ocasiões, e de muitas maneiras, revelar-Se, e declarar a Sua vontade para a Sua igreja;3 e, posteriormente, para melhor preservação e propagação da verdade, e para o mais seguro estabelecimento e consolo da igreja contra a corrupção da carne, e a malícia de Satanás e do mundo, concedeu a mesma completamente por escrito; o que faz das Sagradas Escrituras indispensáveis. Aqueles antigos modos de Deus revelar a Sua vontade ao Seu povo estão agora completados.4
1 2Timóteo 3:15-17; Isaías 8:20; Lucas 16:29,31; Efésios 2:20
2 Romanos 1:19-21, 2:14-15; Salmos 19:1-3
3 Hebreus 1:1
4 Provérbios 22:19-21; Romanos 15:4; 2Pedro 1:19-20
- Sob o nome de Sagradas Escrituras, ou Palavra de Deus escrita, incluem-se agora todos os livros do Antigo e do Novo Testamentos, que são estes:
DO ANTIGO TESTAMENTO:
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, 1Samuel, 2Samuel, 1Reis, 2Reis, 1Crônicas, 2Crônicas, Esdras, Neemias, Ester, Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares de Salomão, Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
DO NOVO TESTAMENTO:
Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos dos Apóstolos, Romanos, 1Coríntios, 2Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1Tessalonicenses, 2Tessalonicenses, 1Timóteo, 2Timóteo, Tito, Filemom, Hebreus, Tiago, 1Pedro, 2Pedro, 1João, 2João, 3João, Judas e Apocalipse.
Todos os quais são dados por inspiração de Deus, para serem a regra de fé e vida.5
5 2Timóteo 3:16
- Os livros comumente chamados apócrifos, não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon ou regra da Escritura; e, portanto, não são de autoridade para a igreja de Deus, nem de modo algum podem ser aprovados ou usados, senão como escritos humanos.6
6 Lucas 24:27,44; Romanos 3:2
- A autoridade da Sagrada Escritura, razão pela qual deve ser crida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende completamente de Deus (que é a própria verdade), o seu autor; portanto, deve ser recebida, porque é a Palavra de Deus.7
7 2Pedro 1:19-21; 2Timóteo 3:16; 2Tessalonicenses 2:13; 1João 5:9
- Nós podemos ser movidos e induzidos pelo testemunho da igreja de Deus a uma alta e reverente estima pelas Sagradas Escrituras; e o caráter celestial do seu assunto, a eficácia da sua doutrina, a majestade do estilo, a concordância de todas as partes, o escopo do seu todo (que é dar toda a glória a Deus), a plena revelação que faz do único caminho da salvação do homem, e suas muitas outras exce-lências incomparáveis e sua completa perfeição, são argumentos pelos quais abundantemente se evidencia ser a Palavra de Deus; não obstante, a nossa plena persuasão e certeza de sua verdade infalível e autoridade divina provêm da operação interna do Espírito Santo, testemunhando por meio da e com a Palavra em nossos corações.8
8 João 16:13-14; 1Coríntios 2:10-12; 1João 2:20,27
- Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a Sua própria glória, e para salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado ou neces-sariamente contido na Sagrada Escritura, ao que nada, em qualquer tempo, deve ser acrescentado, seja por novas revelações do Espírito, ou por tradições de homens.9 No entanto, nós reconhecemos a iluminação interior do Espírito de Deus como sendo necessária para a compreensão salvífica das coisas reveladas na Palavra;10 e que há algumas circunstâncias concernentes ao culto a Deus e ao governo da igreja comuns às ações e sociedades humanas, as quais devem ser ordenadas pela luz da natureza e pela prudência cristã, segundo as regras gerais da Palavra, que devem sempre ser observadas.11
9 2Timóteo 3:15-17; Gálatas 1:8-9
10 João 6:45; 1Coríntios 2:9-12
11 1Coríntios 11:13-14; 1Coríntios 14:26,40
- Nem todas as coisas em si mesmas são igualmente claras na Escritura, nem igualmente claras a todos;12 ainda assim, aquelas coisas que necessitam ser conhecidas, cridas e observadas para a salvação são tão claramente propostas e desveladas em algum ou outro lugar da Escritura que não apenas os doutos, mas também os indoutos, no uso adequado dos meios ordinários, podem alcançar uma suficiente compreensão delas.13
12 2Pedro 3:16
13 Salmos 19:7; Salmos 119:130
- O Antigo Testamento em hebraico (que era a língua nativa do povo de Deus no passado),14 e o Novo Testamento em grego (que, na época em que foi escrito, era mais comumente conhecido entre as nações), sendo imediatamente inspirados por Deus e pelo Seu singular cuidado e providência conservados puros em todos os séculos são, portanto, autênticos; então, em todas as controvérsias sobre a religião, a igreja deve apelar para eles.15 Mas, por que essas línguas originais não são conhecidas por todo o povo de Deus, que tem direito e interesse nas Escrituras, e é ordenado, no temor de Deus, a lê-las16 e a examiná-las,17 elas devem ser traduzidas para a língua comum de cada povo aonde chegar,18 para que, a Palavra de Deus habitando abundantemente em todos, eles possam adorá-lO de uma maneira aceitável, e pela paciência e consolação das Escrituras possam ter esperança.19
14 Romanos 3:2
15 Isaías 8:20
16 Atos 15:15
17 João 5:39
18 1Coríntios 14:6,9,11,12,24,28
19 Colossenses 3:16
- A regra infalível de interpretação da Escritura é a própria Escritura; e, portanto, quando houver uma questão sobre o verdadeiro e pleno sentido de qualquer Escritura (que não é múltiplo, mas único), esse pode ser investigado por meio de outros textos que o expressem mais claramente.20
20 2Pedro 1:20-21; Atos 15:15-16
- O juiz supremo, pelo qual todas as controvérsias da religião devem ser determinadas, e todos os decretos de concílios, opiniões de escritores antigos, doutrinas de homens e espíritos particulares devem ser examinados, e em cuja sentença devemos nos firmar, não pode ser outro senão as Sagradas Escrituras anunciadas pelo Espírito; então, de acordo com o que a Escritura anuncia, nossa fé é finalmente decidida.21
21 Mateus 22:29,31,32; Efésios 2:20; Atos 28:23
Capítulo 2 — Sobre Deus e a Santíssima Trindade
- O Senhor nosso Deus é somente um Deus vivo e verdadeiro;1 cuja subsistência é em e de Si mesmo,2 infinito em Seu ser e perfeição; cuja essência não pode ser compreendida por qualquer outro, senão por Ele mesmo;3 um espírito puríssimo,4 invisível, sem corpo, partes ou paixões, a Quem somente pertence a imortalidade, que habita na luz que nenhum homem pode acessar;5 é imutável,6 imenso,7 eterno,8 incompreensível, onipotente,9 em tudo infinito, santíssimo, sapientíssimo,10 completamente livre e absoluto, operando todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade imutável e justíssima,11 para a Sua própria glória.12 É amorosíssimo, gracioso, misericordioso, longânimo, abundante em bondade e verdade, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado; o galardoador dos que diligentemente O buscam13 e, contudo, justíssimo e terrível em Seus julgamentos;14 odiando todo pecado;15 e Quem de modo algum terá o culpado por inocente.16
1 1Coríntios 8:4,6; Deuteronômio 6:4
2 Jeremias 10:10; Isaías 48:12
3 Êxodo 3:14
4 João 4:24
5 1Timóteo 1:17; Deuteronômio 4:15-16
6 Malaquias 3:6
7 1Reis 8:27; Jeremias 23:23
8 Salmos 90:2
9 Gênesis 17:1
10 Isaías 6:3
11 Salmos 115:3; Isaías 46:10
12 Provérbios 16:4; Romanos 11:36
13 Êxodo 34:6-7; Hebreus 11:6
14 Neemias 9:32-33
15 Salmos 5:5-6
16 Êxodo 34:7; Naum 1:2-3
- Deus possui toda a vida,17 glória,18 bondade19 e bem-aventurança, em e de Si mesmo; Ele é todo suficiente para Si, e não possui necessidade de quaisquer criaturas que Ele fez, nem delas deriva glória alguma,20 mas apenas mani-festa Sua própria glória em, por, para e sobre elas; Ele é a única origem de todo ser, de Quem, por Quem e para Quem são todas as coisas;21 e Ele exerce soberano domínio sobre todas as criaturas, para fazer por elas, para elas ou sobre elas tudo que Lhe apraz.22 Todas as coisas estão manifestas e patentes diante dEle;23 Seu conhecimento é infinito, infalível e independente da criatura; assim como nada para Ele é contingente ou incerto.24Ele é santíssimo em todos os Seus conselhos, em todas as Suas obras25 e em todos os Seus comandos. A Ele, é devido da parte de anjos e homens toda adoração,26 serviço ou obediência que, como criaturas, eles devem em relação ao seu Criador, e tudo quanto mais Ele Se agrada em requerer deles.
17 João 5:26
18 Salmos 148:13
19 Salmos 119:68
20 Jó 22:2-3
21 Romanos 11:34-36
22 Daniel 4:25,34,35
23 Hebreus 4:13
24 Ezequiel 11:5; Atos 15:18
25 Salmos 145:17
26 Apocalipse 5:12-14
- Em Seu ser divino e infinito há três subsistências, o Pai, a Palavra ou o Filho, e o Espírito Santo,27 de uma só substância, poder e eternidade, cada um possuindo completa essência divina, e ainda assim, a essência é indivisível:28 O Pai de ninguém é gerado nem procedente; o Filho é eternamente gerado do Pai;29 o Espírito Santo é procedente do Pai e do Filho;30 todos infinitos, sem princípio de existência. Portanto, um só Deus; que não deve ser divido em Seu ser ou natureza, mas, sim, distinguido pelas diversas propriedades peculiares e relativas, e relações pessoais; essa doutrina da Trindade é o fundamento de toda a nossa comunhão com Deus, e confortável dependência dEle.
27 1João 5:7; Mateus 28:19; 2Coríntios 13:13
28 Êxodo 3:14; João 14:11; 1Coríntios 8:6
29 João 1:14,18
30 João 15:26; Gálatas 4:6
Capítulo 3 — Sobre os Decretos de Deus
1. Deus decretou em Si mesmo, desde toda a eternidade, pelo mui sábio e santo conselho
de Sua própria vontade, livre e imutavelmente todas as coisas, seja o que for que venha a
acontecer1; ainda assim, de modo que nem Deus é o autor do pecado, nem tem comunhão
com algo nisso2; nem é violentada a vontade da criatura, nem ainda é eliminada a liberdade
ou contingência das causas secundárias, antes estabelecidas3; nas quais demonstra-se a
Sua sabedoria em dispor de todas as coisas, e poder e fidelidade em efetuar o Seu decreto.4
1 Isaías 46:10; Efésios 1:11; Hebreus 6:17; Romanos 9:15, 18
2 Tiago 1:13; 1 João 1:5
3 Atos 4:27-28; João 19:11
4 Números 23:19; Efésios 1:3-5
2. Embora Deus conheça tudo o que possa ou venha a ocorrer, sobre todas as circunstâncias imagináveis5; ainda assim, Ele não decretou qualquer coisa, porque Ele a previu como futura, ou como aquilo que poderia ocorrer em tais condições.65 Atos 15:18
6 Romanos 9:11, 13, 16, 18
3. Por meio do decreto de Deus e para manifestação da Sua glória, alguns homens e anjos são predestinados ou preordenados para a vida eterna por meio de Jesus Cristo7, para o louvor de Sua gloriosa graça8; outros são deixados a agir em seus pecados para a sua justa condenação, para o louvor da Sua gloriosa justiça.97 1 Timóteo 5:21; Mateus 25:34
8 Efésios 1:5-6
9 Romanos 9:22-23; Judas 4
4. Esses anjos e homens, assim predestinados e preordenados, são particular e imutavelmente designados; e o seu número é tão certo e definido, que não pode ser aumentado ou diminuído.1010 2 Timóteo 2:19; João 13:18
5. Aqueles da humanidade que são predestinados para a vida, Deus, antes da fundação do mundo, de acordo com o Seu propósito eterno e imutável, e o secreto conselho e beneplácito de Sua vontade, os escolheu em Cristo, para a glória eterna, por Sua pura livre graça e amor11, não por qualquer outra coisa na criatura, como condições ou causas que O movessem a isso.1211 Efésios 1:4, 9, 11; Romanos 8:30; 2 Timóteo 1:9; 1 Tessalonicenses 5:9
12 Romanos 9:13, 16; Efésios 2:5, 12
6. Assim como Deus destinou os eleitos para a glória, assim também, pelo propósito eterno e mui livre de Sua vontade, preordenou todos os meios para isso13. Portanto, aqueles que são eleitos, estando caídos em Adão, são remidos por Cristo14, são eficazmente chamados para a fé em Cristo pelo Seu Espírito, que opera no tempo devido; são justificados, adotados, santificados15 e preservados pelo Seu poder por meio da fé para a salvação16. Nem são quaisquer outros redimidos por Cristo, ou eficazmente chamados, justificados, adotados, santificados e salvos, senão somente os eleitos.1713 1 Pedro 1:2; 2 Tessalonicenses 2:13
14 1 Tessalonicenses 5:9-10
15 Romanos 8:30; 2 Tessalonicenses 2:13
16 1 Pedro 1:5
17 João 10:26, 17:9, 6:64
7. A doutrina deste elevado mistério da predestinação deve ser tratada com especial prudência e cuidado, para que os homens, atendendo à vontade de Deus revelada em Sua Palavra, e prestando obediência a esta, possam, a partir da certeza do seu chamado eficaz, certificar-se de sua eleição eterna18. Portanto, esta doutrina deve motivar louvor19, reverência e admiração a Deus; e humildade20, diligência e consolação abundante para todos os que sinceramente obedecem ao Evangelho.2118 1 Tessalonicenses 1:4-5; 2 Pedro 1:10
19 Efésios 1:6; Romanos 11:33
20 Romanos 11:5, 6, 20
21 Lucas 10:20